RSS

SEGUNDA-FEIRA DE CINZAS Derli Machado

Às vésperas do carnaval, fantasias e alegorias de três escolas de samba viraram cinzas no incêndio que atingiu a Cidade do Samba no Rio. Esse episódio me fez lembrar Sodoma e Gomorra. Segundo a narrativa bíblica, um incêndio devastou essas duas cidades da antiguidade: “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito” (Gênesis 19.20); “Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra” (Gênesis 19.24). Como está bem claro no texto, ao contrário do primeiro, ocorrido na última segunda-feira 07/02, cuja causa ainda é desconhecida (provavelmente falta de prevenção), o incêndio histórico teria sido provocado pela depravação total dos habitantes daquelas cidades. Retificando: 99,99 %. Ló, aparentemente, era o único justo naquele meio. “e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados” (2 Pedro 2.7).
Sodoma e Gomorra tornaram-se símbolos de vício e iniquidade (a palavra “sodomia” passou a ser usada para designar as perversões sexuais) e exemplo para os ímpios do futuro, inclusive os do século XXI: “e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente” (2 Pedro 2.6).
O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval, e muitos até se orgulham dessa “identidade nacional”, sob a alegação de que faz parte da cultura. No entanto, longe de ser apenas uma “festa cultural”, o carnaval é uma festa pagã que celebra as paixões carnais. Vincula-se historicamente à homenagem ao deus Baco, patrono da orgia, da embriaguês e dos excessos da carne. Atualmente o carnaval é sinônimo de toda espécie de orgia sexual, consumo de drogas, além de assassinatos e toda sorte de violência.
Durante a festa da “carne”, o Rio de Janeiro, fevereiro e março (e milhares de cidades desse país) se transforma em Sodoma e Gomorra moderna: “cidade maliciosa, cheia de enganos mil, cidade maliciosa, o insensato coração do meu Brasil”.
A Bíblia faz advertência contra a carne: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas , se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). A Palavra de Deus diz que “os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Rm. 8.5-6).
Sodoma e Gomorra tornaram-se também exemplo de condenação eterna: “… o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo…” (2 Pedro 2.10).
E você? Vai ficar em Sodoma e Gomorra, em meio à imundície, ou vai deixá-las como fez o justo Ló? O ministério do Bem-Estar espiritual adverte: não faça como a mulher dele que olhou pra trás e se deu mal; virou estátua de sal.

 

2 Respostas para “SEGUNDA-FEIRA DE CINZAS Derli Machado

  1. adimar

    julho 11, 2012 at 11:56 am

    O livro de Oséias – 4,6 – registra uma observação feita pelo Senhor, que diz: “Meu povo se perde por falta de conhecimento” . Fazendo isso o Criador, através do profeta – não estaria nos alertando? Como falta de conhecimento para enteder os planos de Deus, é óbvio que o caminho largo é mais facinante. É claro, para muitos isso não deveria acontecer, Mas me pergunto poque Deus o permite, con certeza ele tem um propósito com tudo isso.

     
    • Claudia

      agosto 14, 2012 at 8:41 am

      A Paz de Jesus, pastor Adimar,

      Precisamos crescer no conhecimento da Palavra
      pois ‘o Verbo se fez carne e habitou entre nós’,
      enquanto o homem amou mais as Trevas do que a Luz
      e hoje diante de nós, a Vida e a Morte,
      e a Palavra nos diz: – Escolhe a Vida!
      Jesus é a Luz do Mundo
      a Palavra de Vida Eterna.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: